uma aventura em 1999( KITESURF)

O sitio onde se pode trocar ideias sobre tudo o que está relacionado com kitesurf!

Moderators: Tobias, Vasco

uma aventura em 1999( KITESURF)

Postby flysurf34 on 28 Dec 2009 16:03

Meus caros amigos kitesurfers. aqui fica uma aventura minha passada na lagoa de albufeira em 1999 já lá vão 10 anos mas na altura sem informação nenhuma tambem tivemos os nossos incidentes:).
E como foi passada nesta época de chuva ( Inverno) aquelas frentes que muitos de nós conhecemos:):)...
Estava eu andar na lagoa de albubeira com mais trés Amigos, Duarte Coelho( KItesurfWay), Rui Meira(PAI), Gustavo Coelho ( Gusty), Luis Miguel Neto( Slingshot ) deviam estar mais pessoas mas já não me lembro quem estava naquele dia...foi um dia negro para mim... e o João Carlos Ribeiro ( Advanced) na Praia a ver este episodio todo..
Estava eu andar de 10 metros IÓ Advanced (Foil) sem deep power, nós nem sabiamos o que era isso na altura imaginem um kite de duas linhas sempre em força:):):):.... :smoke:
A tal nuvem estava a chegar e nós já sabiamos que aumentava a intensidade do vento mas nunca esperava aquela intensidada:(:( estava o Rui Meira( Pai) a andar a minha frente e estavamos, a ir direitos a praia de repende mas mesmo de repente tipo Clik...vi ele a ser puxado no canto da janela já sem prancha e eu de repende sinto um puxão na vertical como nunca tinha sentido, e ai começou a minha aventura Negra...:( tudo isto foi em minutos, verdade mas deu para pensar em muitas coisa mesmo. Neste minuto senti mesmo que ia de vez..
Imaginem uma corda agarrada ao arnes e serem puxados como uma moto de água... foi o que me aconteceu fiz a lagoa toda assim. uma semana antes em frente a escola do meira e ao lado direito estavam os barcos dos pescadores não sei porque nessa semana não estava lá nenhum??? talvez sorte??? e passei mesmo ao lado dos viveiros aquilo era só ferros ...:( resumindo não morri por SORTE...
Pois essa frente foi tão forte que os windsurfes tiveram que mandar as velas a água. A água da Lagoa ficou com uma espuma branca pelo vento tão forte.
E a minha Sorte tambem foi o Gancho Arnes ter dobrado aquilo é aço inox:):) e foi só ai que me soltei do kite ..aquilo para ter dobrado imaginem a força ( ver foto) e na altura o pessoal nem quikrelease se falava :bye: :):)..e eu não andava agarrado era só o chiken lop a volta da roldana. E o kite foi parar ao Camping da lagoa.
Resumindo eu neste ultimos 10 anos de kitesurf sou o 1º na praia a baixar o kite com frentes deste tipo . Foi uma grande lição de vida para mim.

Aqui fica mais um Aventura que correu bem:)... mas podia ter corrido mal e eu fiquei com essa consciência.

Um grande abraço a TODOS
e tenham sempre muito cuidado nesta altura do Ano

e espero muito vento para 2010 :thumb: :thumb:
Attachments
RICK 00.jpg
A prancha era um prototipo do Shaper Paulo Mandakaru
RICK 00.jpg (62.4 KB) Viewed 1368 times
BUGGY ou KITE.jpg
eu o Duarte mais o Joni as cinco da manha para apanhar a maré vazia para fazer kite buggy e de pois a tarde Kitesurf...:):)
BUGGY ou KITE.jpg (38.36 KB) Viewed 1371 times
REHA-e-IO.jpg
o Kite IÓ...:):)
REHA-e-IO.jpg (38.71 KB) Viewed 1358 times
image.jpg
arnes
image.jpg (221.7 KB) Viewed 1363 times
Picture 3.png
maquete da aventura
Picture 3.png (147.38 KB) Viewed 1351 times
flysurf34
High Jumper

Re: uma aventura em 1999( KITESURF)

Postby flysurf34 on 28 Dec 2009 16:05

mais uma foto :smoke: :smoke: :smoke: Nostalgia...: sabem como é final do ano :):)hehehe :bye: :bye: :thumb: :thumb:
Attachments
RICK E DUWEE 00.jpg
eu (Ricardo Gomes) e o Duarte Coelho
RICK E DUWEE 00.jpg (32.19 KB) Viewed 1337 times
flysurf34
High Jumper

Postby wawando on 28 Dec 2009 18:41

Lindo! Nesses tempos andar de kite era mesmo duro! Na altura ainda era só windsurfista e lembro-me bem que quando entravam as frentes na lagoa era tudo no charco! Nem sequer se conseguia levantar a vela da água! :smoke:
Rebel2010 5m, 7m & 9m + Advance Kappa 132x41 + Amundson Wave 6'0 & 5'9
APKitado 2009
wawando
Extreme kiter

Postby Duarte Coelho on 29 Dec 2009 03:38

Grande Mestre Ricardo,

Grandes tempos esses, em que o vento era só nosso! ;)

Duarte Coelho( KItesurfWay), Rui Meira(PAI), Gustavo Coelho ( Gusty), Luis Miguel Neto( Slingshot ) deviam estar mais pessoas mas já não me lembro quem estava naquele dia...foi um dia negro para mim... e o João Carlos Ribeiro ( Advanced) na Praia a ver este episodio todo..

Que eu me lembre no grupo de mais viciados falta o Francisco Galamba (Foi pai há pouco tempo).

A tua prancha na altura foi uma revolução em termos de shape (rail de bodyboard) hahahahah! lembraste dessa ideia? Muita maluco o Mandacaru...! Realmente a prancha na prática tem muito pouca influência... era com cada charruto nos pés... eu evolui mais em 2002 com a minha rrd airtrixx 140 (flex = zero) do que com qualquer outra prancha, mas também me lembro bem da diferença do meu andamento quando fui para a 1ª Jamie pro, grande prancha também!

Abraços aos colegas da velha guarda!

Bom ano a todos!

Duarte
Duarte Coelho
FPKite # 41
www.kitesurfway.com
Duarte Coelho
Extreme kiter

Postby grijoti on 29 Dec 2009 18:57

Encontrei o Xico Galmaba no outro dia à porta do zoo marine com a mulher e o filho .. tá igual ele! Pena que quase já não apareça na praia .. os deveres de pai parece que lhe ocuparam o tempo todo!

Ricardini ... depois da minha rimeira mandacaru verdinha direccional, foi essa twin-tip maluca que depois te comprei ? ... a primeira vez que entrei no Guincho com o meu Naish 2 linhas ela ficou lá ... nunca mais a vi!!

Lembraste dos body-drags na cova que até os calções ficaram para trás?? Bons tempos ....

A propósito .. conheci o Gusty na altura de uma maneira engraçada ... fui parar em cima das rochas do meio lá do Guincho numa das minhas tentativas de dominar a Katedral em 2 linhas. Era eu em pé em cima do calhau com o kite nas 12h, as mãos a sangrar de ter raspado no mexilhão, sem depower ... o leash agarrado à prancha com as ondas a bater e a dar cabo dela e a pensar .. e agora o que faço a esta m#"%#&?
Aparece um gajo a dizer .... LARGAAAAA LARGAAAAAA . e eu cá para mim a pensar .. olha-me este paparuco, a pensar que vou largar o meu NAISHZINHO 7m que tanto guito me custou!! Lá consegui sair dali com uns cortezitos .... mas o importante foi salvar o kite!
Naqueles tempos um gajo nem tinha ideia da quantidade de inovações que os kites viriam a ter ...
Ricardo Grijó

F ONE PORTUGAL - http://www.f-one-portugal.com
KATAVENTO ESCOLAS DE KITESURF - http://www.katavento.net
CARAFINO HYDROFOILS - http://carafinohydrofoils.blogspot.com/

sócio APKITE nº23 ... desde o inicio a apoiar o nosso desporto. E tu?
grijoti
Extreme kiter

Postby _JN_ on 29 Dec 2009 20:40

Também na lagoa de albufeira assisti a uma cena idêntica à 2 ou 3 anos e também com alguns dos que fazem pate da velha guarda a serem surpreendidos por uma rajada (desta vez de norte) que ninguém previu.

Dois ou três foram parar ao hospital, todos apanharam um cagaço. Os kites muito mais evoluídos que os dessa época.

Eu estava distraído a montar as linhas, os outros comentaram que não viram nenhuma negra. Também foi em Novembro/Dezempbro se não me engano.
Last edited by _JN_ on 29 Dec 2009 20:42, edited 1 time in total.
Sócio FPKite n.º 304
_JN_
Extreme kiter

Postby nunostru on 29 Dec 2009 20:42

Nostalgia...:

ganda grijo ,
ainda ontem li a stance com a historia do rapto do "puto" da madeira para o continente . Bonito vê-lo como campeao nacional agora.
por aki foi em 2001 tb com FOIL power!
Image
31 FPKITE e associado
Previsões? http://strusurfshop.blogspot.com
Kitewear? http://kitesurfwear.blogspot.com/
nunostru
Extreme kiter

Postby CC_ on 29 Dec 2009 23:30

olha o flysurfer warrior :D grande evolução que os kites tiveram em 10 anos.
Em 2000 haviam 300 windsurfers para 10 kiters em Tarifa, em 2003 já era ao contrário :D
CC_
Extreme kiter

Postby figas on 29 Dec 2009 23:32

Granda tribo da velha guarda e da qual ainda há mais alguns membros!!Muitos decerto se recordam e alguns ainda hoje praticam e contribuem fortemente para o kitesurf nacional - João da Advance, David Cóias, o grande João Silva, etc!

Realmente em 2002, quando comecei, ainda não haviam grandes facilidades... imagino em 99! :twisted:
Comecei com um Wipika LTR que era feito de tecido como aqueles sacos azuis do IKEA e com um AR baixíssimo e apenas 2 linhas, embora com um sistema manhoso de enrolar as pontas se conseguissem adaptar 4 linhas. Foi o que fiz (felizmente) depois de perder as linhas originais na praia.
A prancha era uma Bump&Jump com uns 167cm! Gigante mas aguentava-me em pé quase sem vento! Muito se riam com o meu material que na altura, com apenas 1 ano ou 2, já estava completamente desactualizado!
Image
Image

Era aprender com os erros (que normalmente acabavam como o do Grijas) e ter bom karma para ver se não nos acontecia nada de muito grave nos imensos trambolhões!
Por outro lado como havia menos confiança=mais receio, e por isso tinhamos alguns cuidados básicos que hoje em dia não se veém, tipo o checkar TODA a montagem antes de subir o kite. Felizmente agora esses pequenos incidentes raramente têm consequências graves e todos os kites do mercado tem segurança QB.

Aqui para lançar a confusão... quem terá sido o primeiro gajo a fazer kitesurf (de facto puxado na água, em cima duma prancha) em Portugal?? (tem que ter fotos ou pelo menos 5 testemunhas como prova!! LOL
figas
Extreme kiter

Postby Vasco on 30 Dec 2009 00:30

O primeiro que vi andar foi o pai Meira de WIPIKA classic 2 linhas na Lagoa de Albufeira.
Já a tribo do Indian andava nos buggies.
Depois saiu o NAISH AR5 4 linhas (era o rei do front stall) grande bomba mas que caia lá de cima a toda a hora.
O Paulo Silva lutou bastante com eles. :cry:
Nesses tempos os foils rulavam (cerca de 80% das asas eram ADVANCE ou WINDTECH),
quem tinha AR5 passava o tempo agarrado à palhota flutuante (como o Indian lhe chamava)
aquilo não saia da água de forma alguma
O pessoal dos foils andava a curtir mas quando vinha a rajada havia que ter pernas
depower não havia. Era cada dead run vai lá vai.
Eu tinha um mosquito da Windtools (as válvulas das células eram camisas de venus :roll: ) era uma belo trambolho não ficava nada atrás do AR5, só evoluí quando troquei pela Rhea da ADVANCE.
Recordo-me de querer comprar uma prancha ao Meira com 1.80m e ele aconselhar-me a levar a de 2.0m por achar a outra demasiado pequena para mim, e assim fiz.
O WIPIKA airblast foi a primeira boa asa em 4 linhas, recordo-me também que o farinhas foi dos primeiros a insistir nas bóias com uma WIPIKA freeair.
Belas tardes na lagoa, a maior parte ainda anda por aí:
Dinis Diogo, João Oliveira, Sergio, Werner, João Correia, Nuno Barros, Bruno (panda), Rui Nascimento, David Coías, Paulo Silva, João Carlos, João Silva, Ricardo Gomes, Gustavo, Duarte, Luís Neto, Francisco Galamba, etc.

Um 2010 sempre a bombar para todos os viciados, novos e velhos. :thumb:

P.S. Vou ver se encontro umas fotos desses tempos no baú.
NORTH Evos 9,7,6 Liquid Force 5'11'' by Pat Rawson, Skywalker Pro Rider 135x43.
Associado APKite.
Vasco
Extreme kiter

Next

Return to Forum geral de kitesurf