eu não entendo as medidas da Advance... Já coloquei uma 8,5m lado a lado com uma 12m de outra marca e.... eram iguais... as bóias transversais centrais da Kaiman até eram maiores que a da 12m....
Alexandre, abraço !!
......tentando esclarecer, e sem o intuito de causar qualquer polémica. As medidas da ADVANCE, ou melhor o modo como a ADVANCE mede e anuncia,os tamanhos das suas asas, é igual ao método usado pela maioria dos fabricantes. A asa tem duas medidas de superfíce, a PLANA (asa deitada, "flat" no chão) e a PROJECTADA.
A medida anunciada como tamanho (referencia) da asa é a PLANA, e deve ser esta medida que deve servir para comparação entre diferentes asas
Lembro-me de uma vez, no Cumbuco ter acontecido uma sessão de teimosia, neste tema, KAIMAN 10, versus Rebel 10 (2008), baixaram-se e vazaram-se as asas, foram sobrepostas, e lá estavam ambas com envergaduras e cordas práticamente iguais (10 m2). Entretanto no ar a KAIMAN 10, era "maior"( tem 10 m2, á mesma,mas expõe maior area ao vento, resultado da sua forma em voo). Aqui entra em jogo a superfície PROJECTADA, e que tem a ver com a forma que asa toma, quando estruturada para voar. Assim, (agora um pouco de imaginação) se tivermos uma asa estacionada á vertical, imóvel, e se por cima dessa asa se criar um ponto de luz, que projecte no chão a sua sombra, a superficie projectada da asa é a medida da área dessa sombra. Na maior parte das vezes, na praia, é por aí que se fazem comparações, asas com o mesmo tamanho PLANO, teem tamanhos PROJECTADOS diferentes. Umas voam com formas mais planas outras, mais curvas ou "arqueadas", o que gera uma certa confusão.
........Como é que a minha 8m é mais pequena que tua??? (embora ambas tenham 8m2 PLANOS...people estamos a medir asas
No caso da KAIMAN, é uma asa com uma superficie, PROJECTADA, próxima da PLANA, assim, no ar ela é "grande"
daí surgir alguma polémica sobre as medidas. Na foto tento ilustrar o pouco "arqueamento" da asa em voo, o centro da asa é muito plano.
..........só a minha ida dia 27 p o Cumbuco e regresso a 12 é que me dá alento p tanta linha.......abraço e votos de bom kite, invejosos !!!