KAIMAN 2010 by ADVANCE

O sitio onde se pode trocar ideias sobre tudo o que está relacionado com kitesurf!

Moderators: Tobias, Vasco

Re: KAIMAN 2010 by ADVANCE

Postby Indianhead on 25 Sep 2009 15:19

eu não entendo as medidas da Advance... Já coloquei uma 8,5m lado a lado com uma 12m de outra marca e.... eram iguais... as bóias transversais centrais da Kaiman até eram maiores que a da 12m....

Alexandre, abraço !!
......tentando esclarecer, e sem o intuito de causar qualquer polémica. As medidas da ADVANCE, ou melhor o modo como a ADVANCE mede e anuncia,os tamanhos das suas asas, é igual ao método usado pela maioria dos fabricantes. A asa tem duas medidas de superfíce, a PLANA (asa deitada, "flat" no chão) e a PROJECTADA.
A medida anunciada como tamanho (referencia) da asa é a PLANA, e deve ser esta medida que deve servir para comparação entre diferentes asas
Lembro-me de uma vez, no Cumbuco ter acontecido uma sessão de teimosia, neste tema, KAIMAN 10, versus Rebel 10 (2008), baixaram-se e vazaram-se as asas, foram sobrepostas, e lá estavam ambas com envergaduras e cordas práticamente iguais (10 m2). Entretanto no ar a KAIMAN 10, era "maior"( tem 10 m2, á mesma,mas expõe maior area ao vento, resultado da sua forma em voo). Aqui entra em jogo a superfície PROJECTADA, e que tem a ver com a forma que asa toma, quando estruturada para voar. Assim, (agora um pouco de imaginação) se tivermos uma asa estacionada á vertical, imóvel, e se por cima dessa asa se criar um ponto de luz, que projecte no chão a sua sombra, a superficie projectada da asa é a medida da área dessa sombra. Na maior parte das vezes, na praia, é por aí que se fazem comparações, asas com o mesmo tamanho PLANO, teem tamanhos PROJECTADOS diferentes. Umas voam com formas mais planas outras, mais curvas ou "arqueadas", o que gera uma certa confusão.
........Como é que a minha 8m é mais pequena que tua??? (embora ambas tenham 8m2 PLANOS...people estamos a medir asas :lol: )
No caso da KAIMAN, é uma asa com uma superficie, PROJECTADA, próxima da PLANA, assim, no ar ela é "grande"
daí surgir alguma polémica sobre as medidas. Na foto tento ilustrar o pouco "arqueamento" da asa em voo, o centro da asa é muito plano.
..........só a minha ida dia 27 p o Cumbuco e regresso a 12 é que me dá alento p tanta linha.......abraço e votos de bom kite, invejosos !!! :bye:
Attachments
KAIMAN-2009-C.jpg
KAIMAN zona central da asa plana, arqueamento começa na zona dos tips
KAIMAN-2009-C.jpg (26.84 KB) Viewed 428 times
Indianhead
Controlled Kiter

Postby 50knots on 25 Sep 2009 15:25

O Master dos masters Indian deve estar a aparecer com sabedoria para distribuir por todos...
Mas posso ir avançando que o Kaiman me parecer ser, de momento no mercado, o kite com Aspect Ratio mais elevado (H.A.R)
Assim como os do coelhinho do Franz Orly me parecem de mais baixo AR.

As medidas anunciadas são projectadas e não de superfície.
Assim para calcular a area da curva projectada ao eixo do X são precisos calculos em tudo iguais aos ensinados no 12º ano em Matématica (e algumas cadeiras de iniciação de algebra)
Não me vou esticar nas matemáticas...

Mas para ilucidar de um modo mais simples quem confunde a area de superficie com a projectada:
Consideremos a area ocupada por um kite aberto, vazio estendido no chão... calculamos esta area e é a sua area de superfície.
Consideremos o kite a voar, bem cheio (para assumir bem a sua forma)... a "sombra" desse kite no chão é a sua area projectada (area efectiva que está exposta ao vento).

Devemos ainda considerar o "arco" do L.E. para fazer variar o AR (mais fechado - menos AR)
Por fim a profundidade do kite... mais profundo (mais balão) mais baixo será o AR...

Desde do início que oiço discutir que os kites com AR mais elevado são melhores e outros a dizer que os de baixo é que são as maquinas...
Tudo varia com a preferência de cada um...

No início só se falava em area de superficie.. por exemplo uma Cabrinha Black tip 2003 que tive era de 16,5 mt e 12,2 projectados (kite HAR)
Agressivos, directos... saltos altos, muito foward speed, performance top em bolina, muito depower e potentes! Maus no Hang time... e a rodar no eixo.

O compromisso da Advance neste Kaiman é interessante... kite HAR com performance Medium AR

Só mesmo mexendo com as outras características de concepção de kites (além do AR) para se atingir estes novos conceitos.

Falando em light wind... experimentei a Kaiman 12 2009 e juro-vos que me impressionou :shock:

Postby 50knots on 25 Sep 2009 15:27

Já apareceu... :mrgreen:
Foi ao mesmo tempo... :mrgreen:

Postby flysurf34 on 25 Sep 2009 16:32

Ai esta a explicação do mestre GURU dos KIte Indianhead (Joni)...

mas no final disto todo tambem a que ter mãozinhas porque o kite não anda sozinhoooo....
A pois é ... :thumb: :thumb:
mas para todos aqueles que ficaram com duvidas (WAWA. VASCO.ALEXANDRE.ANDRE e todos os outros) se realmente o kite kaiman de sete metros 2009 começa andar com 7 nós na areia e na água... basta combinar para vos mostrar como se faz :mrgreen: :mrgreen: hehehehe...

ABRAÇOROOOO... :thumb:
flysurf34
High Jumper

Postby corisco on 25 Sep 2009 17:54

Muito bem Chefe, excelente explicação :thumb:
corisco
Extreme kiter

Postby AndrePinheiro on 25 Sep 2009 20:54

Nem de 10m lá vou, mas tens toda a razão quando dizes que o kite não voa sozinho :smoke:
combinem aí o dia que eu vou querer ver isso :mrgreen: :thumb:
AndrePinheiro
Extreme kiter

Postby Vasco on 25 Sep 2009 21:02

flysurf34 wrote:Ai esta a explicação do mestre GURU dos KIte Indianhead (Joni)...

mas no final disto todo tambem a que ter mãozinhas porque o kite não anda sozinhoooo....
A pois é ... :thumb: :thumb:
mas para todos aqueles que ficaram com duvidas (WAWA. VASCO.ALEXANDRE.ANDRE e todos os outros) se realmente o kite kaiman de sete metros 2009 começa andar com 7 nós na areia e na água... basta combinar para vos mostrar como se faz :mrgreen: :mrgreen: hehehehe...

ABRAÇOROOOO... :thumb:

É já amanhã amigo, andar tb eu ando, vcs falaram em subir ao vento.

O Guru estar dar 7kn SW para Carcavelos (humidos como diogo gosta :D)

Entras no Calhau e eu espero por ti na Tricana se lá chegares vale 2 jantares, o Wawa já me disse que também entra.

Se não cumprires, vamos os dois jantar à tua pala. :smoke:

Abraçoda-se
NORTH Evos 9,7,6 Liquid Force 5'11'' by Pat Rawson, Skywalker Pro Rider 135x43.
Associado APKite.
Vasco
Extreme kiter

Postby PedroF on 25 Sep 2009 21:11

Esperem lá que tb quero jantar a borla!!!
http://kiteloopers.blogspot.com/
PedroF
Extreme kiter

Postby 50knots on 25 Sep 2009 22:54

Vasco wrote:O Guru estar dar 7kn SW para Carcavelos (humidos como diogo gosta :D)

Entras no Calhau e eu espero por ti na Tricana se lá chegares vale 2 jantares...

Falei em bejecas e já vamos em jantares... :D

Mas calma lá... Vento de SW em Carcavelos é vento ranhoso e pouco denso...
Estar a chover é sinonimo de baixas pressões e o ar estar a descarregar o tal peso adicional da humidade ou da evaporação (fenomeno só intensificado com brisas marit).
O motivo de entrar vento SW amanhã é por haver levante no Algarve... e com precipitação elevada... aqui em lisboa fica em tudo semelhante a um dia de Inverno.

É verdade que a temperatura ainda é elevada mas dúvido que se reunam condições de vento certo e denso.

Aqui em Lisboa e arredores para se ter vento denso deve-se procurar é vento de W ou NW com calor (>26/27ºC)
Os tais dias que no final da sessão da tarde se levam os kites tipo croquete ( ou todos "melados") para casa

No entanto se o Master Gomesss alinhar eu também lá estou... digam a hora!

Postby wawando on 26 Sep 2009 00:01

Pronto, começou o adianso: não temos prova de ondas porque não há vento e não temos teste de pouco vento (e bejecas) porque o pouco vento "não é bom e ai e tal"?
Têm que ser uns 7 nós especiais? Tipo... 10 nós... ou talvez uns 12? :mrgreen:
Rebel2010 5m, 7m & 9m + Advance Kappa 132x41 + Amundson Wave 6'0 & 5'9
APKitado 2009
wawando
Extreme kiter

PreviousNext

Return to Forum geral de kitesurf