Al-Kiter wrote:wawando wrote:Acima dos 40 nós, nunca, nunca arriscar, em caso de dúvida: eject!
eu acho que fazes bem em colocar aqui este tipo de avisos, mas melhor aínda seria não colocar posts a dizer que esteve altamente para 5m porque pode dar uma ideia errada do que é navegar no guincho com estas condições. Ontem aliás o vento estava invulgarmente constante, porque o normal quando passa dos 40 nós é que esteja muito mais rajado e perigoso.
Si, nunca é demais lembrar que
com mais de 30 nós nunca é seguro andar de kite. Ponto final. O risco é muito grande e qualquer erro pode ter consequências graves, como se tem visto nos episódios que têm acontecido cá e lá fora.
O Guincho tb não é uma praia boa para kite porque é uma praia pequena em espaço para voltar se acontecer algum problema e só tem pedras downwind.
Pior ainda quando o vento fica forte em que se contam pelos dedos das mãos os dias em que o vendo não fica todo rajado (como estava ontem).
Acho que nesta área a coisa tem corrido bem. Quando o vento está forte, tirando alguns bifes, a malta sabe que o risco é grande e são muito poucos na água (aquilo tb não é agradável, e mais na base do espancamento!!).
Um coisa muito importante que me esqueci de dizer foi é sempre essencial verificar que
antes de soltar o kite não há ninguém nem nada downwind (windsurfistas, banhistas, kitesurfistas, etc) senão é pior a emenda que o soneto! Principalmente com vento muito forte em que a sequência de acontecimentos é tão rápida que não há tempo para corrigir eventuais erros.
Antes de soltar a seg pus a 2a mão no qr do leash, não fosse o kite ficar em overpower (mas não foi preciso, aterrou que nem um cordeiro manso).
Bons ventos e juizo!!